A chegada da missão Mars 2020 Perseverance em Marte

Imagem de referência
Foto de Lukas AraújoPostado por Lukas Araújo em 17/02/2021 21:49:43

Introdução

 

O explorador Perseverance junto com o helicóptero Ingenuity da NASA finalmente pousará em Marte amanhã. Após 203 dias de viagem interplanetária a 76834 km/h, a cápsula completará 471 milhões de quilômetros de seu percurso e entrará na fase de pouso.

 

 

O explorador Perseverance irá procurar por sinais de vida microbiana antiga, o que irá promover a busca da NASA para explorar a habitabilidade passada de Marte. O veículo tem uma broca para coletar amostras de núcleo de rocha e solo marcianos. E, em seguida, armazená-los em tubos selados para coleta em uma missão futura que os levaria de volta à Terra para análise detalhada. O projeto também testará tecnologias para ajudar a pavimentar o caminho para a futura exploração humana de Marte. Como o helicóptero Ingenuity testando o primeiro voo motorizado no Planeta Vermelho. Para mais detalhes sobre os dois veículos, temos uma matéria feita no lançamento da missão.

 

O aterrissagem

 

O intenso período denominado fase de entrada, descida e pouso (EDL) da missão começa quando a espaçonave atinge o topo da atmosfera marciana, desacelerando para cerca de 19.500 km/h. O EDL termina cerca de sete minutos depois com o pouso na superfície. Desde um pouco antes do término da fase de cruzeiro, nos 10 minutos antes da entrada, até a separação do dispositivo de freio da cápsula, a espaçonave passa por seis estágios diferentes e dispara 76 dispositivos pirotécnicos, como liberações de peças a serem separadas ou implantadas.