
As cores que vemos na verdade não existem. O que existem são ondas eletromagnéticas com diferentes frequências. Vemos o mundo do jeito que é porque nosso cérebro interpreta as ondas que chegam aos nosso olhos como cores.
Dentro do espectro eletromagnético da luz visível, podemos perceber que não existe a cor rosa. Talvez você nunca tenha percebido isso, mas se olhar para um arco-íris não verá de jeito nenhum o rosa. Então, o que podemos concluir é que o rosa não é uma cor que existe para nós.
Okay, mas como nosso cérebro percebe as cores? Temos três cones nos nossos olhos que interpretam as ondas que chegam. Um cone é para as cores nas frequências do azul, outra para as frequências do verde e o último para as frequências do vermelho. Então, quando você olha algo que está mais para o vermelho, seu cone vermelho é ativado e os outros dois cones são desativados.
A cor rosa é um caso particular, que acontece quando duas ondas, uma nas frequências do azul e outra nas frequências do vermelho chegam aos seus olhos. Quando isso acontece, o cone para o verde é desligado e os outros dois cones ficam ligados, assim a cor que seu cérebro interpreta para essas duas ondas é o rosa!
Então, na verdade a cor rosa não existe, é apenas seu cérebro interpretando as ondas chegando no seu olho como sendo o que chamamos de rosa.
O que achou? Comente!