Consórcio sueco lança projeto de navio cargueiro 90% livre de emissões de carbono

Imagem de referência
Foto de Lukas AraújoPostado por Lukas Araújo em 16/09/2020 16:32:28

O navio cargueiro Oceanbird transportará 7.000 carros usando energia eólica através do Oceano Atlântico. A embarcação tem dois nomes: Oceanbird e Wind-Powered Car Carrier (wPCC), e foi projetada como parte de um projeto colaborativo sueco sob a liderança da empresa de design Wallenius Marine, da empresa de consultoria marítima SSPA e do KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo.

 

 

A Wallenius Marine afirma que anunciará uma nova era da vela já que o projeto constitui a maior embarcação à vela do mundo. O Oceanbird apresenta um design exclusivo com 5 delas, as quais se assemelham a asas de um avião de passageiros. Ele mede aproximadamente 200 m de comprimento, 40 m de largura e, com suas enormes velas estendidas, altura total de 100 m. Além disso, foi projetado para suportar aproximadamente 35273 toneladas e tem um orçamento de US$ 4,25 milhões.

Uma travessia transatlântica a bordo do cargueiro levaria 12 dias, em vez dos sete dias que atualmente leva a bordo de um navio de carga convencional. Mas a recompensa é muito maior, já que terá redução de 90% de emissão de gases do efeito estufa. Assim o Oceanbird pode estar a caminho de mudar o histórico de sustentabilidade da indústria de navegação, já que a frota mundial de 450 navios cargueiros que transportam automóveis usa cerca de 44 toneladas de combustível fóssil por dia.

O que achou? Comente!