Direitos Autorais Sobre a Obra de J.R.R Tolkien Vão à Leilão

Imagem de referência
Foto de Pedro SousaPostado por Pedro Sousa em 09/02/2022 18:41:52

Hollywood está prestes a invadir a Terra Média. Uma variedade de direitos de filmes, merchandising, jogos e tudo mais relativos às obras “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” e outros títulos do autor J.R.R Tolkien estarão chegando em breve. Isso se dá, pois, a empresa Saul Zaentz Co. decidiu vender suas participações em relação às obras de Tolkien.

A Zaentz Co. contratou o ACF Investment Bank para lidar com o processo de venda, que está sendo preparado para ocorrer até o final dessa semana. Enquanto os banqueiros fazem as sondagens em Hollywood, as propriedades de Tolkien são projetadas para alcançar a marca de, pelo menos, 2 bilhões de dólares em valor de mercado.

O momento do processo de venda não é por acaso. A Amazon deve estrear sua aguardada e mega-orçada série de TV sobre a saga “O Senhor dos Anéis”, a qual foi intulada de: “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, em 2 de setembro - com trailer exclusivo sendo exibido no intervalo do Super Bowl, nesse domingo (13).

As participações dessa empresa garantem direitos para a exploração das obras "O Senhor do Anéis" e “O Hobbit” em filmes, videogames, merchandising, eventos ao vivo e parques temáticos. A Warner Bros. também mantinha alguns direitos de desenvolvimento de filmes relativos às obras de Tolkien, mas essa se dava através de sua propriedade da New Line Cinema.

A New Line teve grandes sucessos de bilheteria em todo o mundo e ganhou alguns muitos prêmios com a trilogia do diretor Peter Jackson. A Warner Bros. anunciou no ano passado planos para um longa-metragem de animação a ser produzido com a New Line e a Warner Bros. Animation, “O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim”.

Contudo, segundo um entendimento jurídico da da Zaentz Co., os direitos de filmes de live-action relativos as obras de Tolkien, foram revertidos, de forma integral, para eles no ano passado (2021). Ocorre que a Warner Bros. não estava desenvolvendo ativamente novos materiais de "O Senhor dos Anéis", e de nenhum conteúdo relacionado àquela obra.

Logo, o subíto anúncio de uma nova série por parte da Warner, bem como o anúncio da estreia da nova série da Amazon ambientada na Terra Média, foi a fagulha que faltava para convencer a Zaentz Co. de que o momento era propício para uma venda dos direitos autorais que possue. 

A empresa Zaentz Co. , adquiriu os direitos autorais para adaptações cinematográficas, e outros direitos para os vários títulos de Tolkien em 1976

O que achou? Comente!