Donald Trump, Ex-Presidente dos EUA, Lança Sua Própria Rede Social

Imagem de referência
Foto de Pedro SousaPostado por Pedro Sousa em 21/02/2022 19:16:50

O ex-presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, lançou hoje a sua própria rede social: Truth Social. Após 12 horas do lançamento oficial, o aplicativo atingiu o topo do ranking da App Store para aplicativos gratuitos.

O aplicativo, que emula o Twitter, convida os usuários a “compartilhar sua opinião única” e insiste que é “livre de discriminação política”. O Truth Social, de Trump, é lançado cerca de um ano depois que o presidente dos EUA, que sofreu duas tentativas de impeachment, foi permanentemente banido do Twitter e de várias outras redes sociais, por seu papel no ataque ao Capitólio dos EUA, em 6 de janeiro de 2021.

Até o momento, o Truth Social é o aplicativo gratuito mais bem classificado na App Store nos EUA. Ele também é o primeiro título que aparece como "tendências", na categoria “Rede Social” da App Store.

Na descrição do aplicativo tem-se: “O que torna o Truth Social diferente!? Somos uma plataforma de mídia social livre de discriminação política. Junte-se a nós e compartilhe, comunique-se e divirta-se!”.

Embora aparentemente tenha atraído amplo interesse, muitos usuários que tentaram se inscrever em contas do Truth Social nesta segunda-feira (21) relataram encontrar mensagens de erro no momento da inscrição. Tal fato, segundo foi relatado, dar-se-á, pois, o aplicativo terá um número de usuários limitado, pelo menos por enquanto. 

Não está claro se Trump planeja participar como usuário ativo do Truth Social. Devin Nunes, o ex-representante republicano que deixou o Congresso para se tornar o CEO do TMTG (Trump Media & Technology Group), disse, na semana passada, em um podcast apresentado por Sebastian Gorka (ex-vice-conselheiro de segurança nacional de Trump), que o Truth Social estará “totalmente operacional” até o final de março, e que isso significaria que “qualquer pessoa poderá acessar a plataforma nos Estados Unidos a qualquer momento”.

Uma versão para Android do aplicativo Truth Social está aparentemente em desenvolvimento, mas não há previsão de quando isso pode ser lançado. A empresa por trás do aplicativo é a TMTG (Trump Media & Technology Group). A TMTG disse que sua missão é “criar um rival para o consórcio de mídia liberal e lutar contra o 'Big Tech ' de empresas do Vale do Silício, que usaram seu poder unilateral para silenciar vozes opositoras na América [do norte].

O que achou? Comente!