Jeff Bezos estreia primeiro voo tripulado no New Shepard

Imagem de referência
Foto de Lukas AraújoPostado por Lukas Araújo em 22/07/2021 12:57:26

A Blue Origin realizou o primeiro lançamento do New Shepard tripulado, no dia 20 de julho, enviando o fundador da empresa Jeff Bezos e três outras pessoas em um voo suborbital.

O foguete decolou do local de lançamento One da Blue Origin no oeste do Texas na missão NS-16. A cápsula da tripulação, chamada RSS First Step, separou-se de seu propulsor e atingiu uma altitude máxima de 107 quilômetros antes de descer sob o paraquedas e pousar 10 minutos e 10 segundos após a decolagem. O impulsionador realizou um pouso motorizado quase sete minutos e meio após a decolagem.

 

A bordo da New Shepard estava Jeff Bezos, o fundador e presidente-executivo recentemente aposentado da Amazon, que fundou a Blue Origin há mais de duas décadas. Ele investiu vários bilhões de dólares na empresa, criando New Shepard, bem como seu veículo de lançamento orbital New Glenn em desenvolvimento, o motor BE-4 e conceitos de módulo lunar. Também a bordo estava Mark Bezos, irmão mais novo de Jeff Bezos, que foi convidado por seu irmão para embarcar no voo. Além de Wally Funk e Oliver Daemen, que se tornaram oficialmente astronautas quando passaram pela Linha de Kármán, a fronteira espacial internacionalmente reconhecida.

 

Ainda nesse voo, alguns recordes foram anunciados pela empresa:

  • Wally Funk, com 82 anos, é a pessoa mais velha a voar no espaço.
  • Oliver Daemen, com 18 anos, foi o primeiro astronauta comercial a comprar uma passagem e voar para o espaço em um veículo espacial licenciado e financiado com fundos privados de um local de lançamento privado. Ele também é a pessoa mais jovem a voar no espaço.
  • New Shepard tornou-se o primeiro veículo comercial sob uma licença de veículo de lançamento reutilizável suborbital a levar clientes pagantes, tanto cargas úteis quanto astronautas, ao espaço e de volta.
  • Jeff e Mark Bezos se tornaram os primeiros irmãos a voar pelo espaço juntos.

 

“Hoje foi um dia monumental para a Blue Origin e os voos espaciais humanos”, disse Bob Smith, CEO da Blue Origin. “Estou incrivelmente orgulhoso do Team Blue, de seu profissionalismo e experiência na execução do voo de hoje. Este foi um grande passo para nós e é apenas o começo. A Blue Origin espera realizar mais dois voos com tripulação este ano, com muito mais voos com tripulação planejados para 2022. ”

O que achou? Comente!