Matt Damon Retorna a Cannes Com Aplausos Incessantes

Imagem de referência
Foto de Pedro SousaPostado por Pedro Sousa em 09/07/2021 18:32:20

O retorno de Cannes deixou Matt Damon empolgado. O ator de 50 anos apareceu no Festival de Cinema na noite de quinta-feira (08) com "Stillwater", um drama da Focus Features dirigido por Tom McCarthy de "Spotlight".

Enquanto os créditos iam rolando, Damon começou a chorar com os aplausos da multidão. No filme, ele interpreta um estóico trabalhador da construção civil de Oklahoma, cuja filha (Abigail Breslin) está presa por assassinato na França, após ser condenada pelo assassinato de sua ex-namorada enquanto estudava no exterior.

Conforme os anos e advogados caros se somam (em um cenário que lembra o caso Amanda Knox), o personagem de Damon, Bill Baker, trabalha incansavelmente para provar a inocência de sua filha e faz amizade com uma mãe solteira (Camille Cottin) e sua filha (Lilou Siauvaud) ao longo do caminho.

Damon demorou a entrar no teatro, enquanto posava para seflies com fãs e dava autógrafos. Antes do início do filme, ele ergueu o telefone para gravar a recepção, a qual ocorreu com o público de pé, ao entrar no cinema.

Assim que o filme terminou, ele recebeu outra salva de palmas, também de pé - o público aplaudiu por mais cinco minutos o filme de  Damon e cia.

Embora os cineastas normalmente não façam discursos após suas estreias em Cannes, sendo esse costume uma tradição, McCarthy, o diretor,  quebrou aquela e recebeu um microfone após o fim do filme. 

Estou emocionado por estar aqui, fui muito influenciado pelo cinema deste país e da Europa. É tão inspirador apresentar um filme a esse público incrível neste teatro icônico [...] isso é tudo que posso falar neste momento tão tradicional -- McCarthy. 

É muito cedo para começar a configurar a corrida ao Oscar do ano que vem? Não. O consenso em Cannes era que Damon poderia ganhar sua quarta indicação ao Oscar - seguindo "Perdido em Marte" (2015), "Invictus" (2009) e "Gênio Indomável "(1997) - por interpretar Baker, um papel onde ele é obrigado a carregar quase todas as cenas do filme apenas com sua atuação.

Embora a indústria, o talento e a mídia pareçam estar pasmos com o fato de o festival ter sido montado, e estar de fato ocorrendo, os protocolos contra a COVID-19 geraram muita controversa no evento.

Stillwater” estreia nos Estados Unidos em 30 de julho.

O que achou? Comente!