Morre, Aos 82 Anos, Astro Japonês de 'Kill Bill'

Imagem de referência
Foto de Pedro SousaPostado por Pedro Sousa em 20/08/2021 14:38:12

Faleceu ontem (19) Shinichi “Sonny” Chiba, um dos maiores ícones do cinema japonês. O ator estrelou em filmes como Kill Bill e Velozes e Furiosos: desafio em Tokyo. Chiba tinha 82 anos. 

O empresário do ator, Keya Morgan, confirmou sua morte ao The Hollywood Reporter. Na noite de quinta-feira, a emissora estadual do Japão, a NHK, atribuiu a morte de Chiba às complicações relacionadas a COVID-19.

Figura cada vez mais popular no cinema japonês desde os anos 1960, Chiba ganhou destaque por seus filmes de artes marciais, os quais eram conhecidos, também, por sua extrema violência e que se tornaram referências para estrelas ocidentais, algumas como Quentin Tarantino e Keanu Reeves.

Sadaho Maeda, nome verdadeiro ator, nasceu em Fukuoka em 1939. Chiba deixou sua marca pela primeira vez na TV e no cinema após ingressar na Toei Studios em 1959, onde assumiu o nome artístico de Shinichi Chiba, e, com esse nome, ficaria famoso em todo o globo.

A carreira de décadas como uma estrela dos filmes de ação, abrangeu incontáveis ​​projetos, e começou no início dos anos 60, quando o ator atuou como protagonista na série de super-heróis Seven Color Mask

Outro papel de peso, foi o de coadjuvante de um ex-repórter na série de detetive de 1968 Key Hunter, o qual fez enorme sucesso no Japão. Ao longo dos anos 60, 70 e 80, Chiba continou a atuar sempre aparecendo em vários títulos por ano.

Na década de 1970, ele se tornou uma estrela internacional graças ao filme de artes marciais e gângsteres: The Street Fighter, no qual interpretou o papel principal.

Lançado nos EUA pela New Line Cinema, o filme ganhou uma classificação 18+ devido ao seu nível extremo de violência e estimulou várias sequências e spinoffs, Chiba estrelou todos. Um ano antes, porém, ele estrelou Battles Without Humanity: Deadly Fight in Hiroshima (sem tradução), de 1973, que, assim como em Street Fighter, permitiu que ele mostrasse sua perícia em artes marciais.

Chiba trabalhou em vários títulos norte americanos notáveis, incluindo aqueles pelos quaais ele é, talvez, mais conhecido - Kill Bill Vol. 1 e vol. 2. Ele estrelou, em ambos os longas, como Hattori Hanzo, um proprietário de um restaurante de sushi e um samurai aposentado que fabrica uma espada para a personagem de Uma Thurman e alguns outros nomes do longa.

O papel de Chiba é uma homenagem a um que ele interpretou na série de TV japonesa Shadow WarriorsEm 2006, ele também apareceu no terceiro filme da franquia Velozes e Furiosos, Velozes e Furiosos: Desafio em Tokyo, na qual também interpretou um gangster,Kamata, chefe da Yakuza e tio do principal vilão do filme.

 

O que achou? Comente!