NASA e ESA anunciam parceria para o projeto Gateway

Imagem de referência
Foto de Lukas AraújoPostado por Lukas Araújo em 28/10/2020 14:05:22

Na terça-feira, dia 27,  a NASA anunciou uma parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA) para desenvolver o Gateway, a estação espacial que planejam lançar em órbita ao redor da Lua. É um dos principais projetos que faz parte do programa Artemis, junto com o Sistema de Lançamento Espacial (SLS), a espaçonave Orion e o sistema de pouso humano que enviará astronautas à Lua.

“Em pouco tempo, moveremos o vôo espacial humano além da órbita baixa da Terra para a Lua pela primeira vez desde 1972”, escreveu Jim Bridenstine, administrador da NASA, em um blog da agência.

A estação Gateway permitirá a exploração lunar em longo prazo. Assim como seu nome sugere, servirá como um ponto de parada entre o espaço e a superfície lunar. Além disso, o projeto em conjunto pode ajudar a chegarem em Marte. A NASA já distribuiu tarefas para empreiteiros, incluindo SpaceX e Maxar Technologies, mas agora vai compartilhar a carga restante com a ESA. Em que concordou em fornecer novos módulos para a estação e espaçonaves de transporte, bem como melhorar as comunicações lunares e um sistema para reabastecer a estação.

Além da União Europeia, o Japão também pretende contribuir com o módulo de Habitação Internacional (I-Hab). Isto inclui dois portos de atracação onde sistemas de pouso humanos podem ser agregados. O módulo de habitação também abrigará o Sistema de Controle Ambiental e Suporte de Vida (ECLSS) do posto avançado, conterá acomodações para experimentos científicos internos e externos, e fornecerá trabalho adicional e espaço vital para a tripulação. 


Foto de capa ilustrativa de NASA Johnson.

O que achou? Comente!