Nobel de física 2020

Imagem de referência
Foto de HenriquePostado por Henrique em 06/10/2020 16:34:31

O prêmio Nobel de física de 2020 foi para Roger Penrose, Andrea Ghez (quarta mulher a ganhar o prêmio da física) e Reinhard Genzel por seus excelentes trabalhos no estudo de buracos negros. Penrose, de 89 anos, foi responsável por mostrar que a teoria de Albert Einstein, a Relatividade Geral, prevê a existência de buracos negros. Ghez e Genzel, de 55 e 68 anos, respectivamente, foram responsáveis pela descoberto do buraco negro supermassivo no centro da galáxia em que vivemos, a Via Láctea.

Imagem de referência do post

Buracos negros são objetos de alta densidade de massa, possuindo um campo gravitacional tão forte que nem mesmo a luz consegue escapar ao chegar muito perto do mesmo. A Relatividade Geral, após ter sido publicada, trouxe uma revolução para a física, conseguindo solucionar problemas que a gravitação de Newton não conseguia, além de ser a melhor descrição da gravidade que temos atualmente. Por muitas décadas, e ainda hoje, a teoria de Einstein está sendo testada. Com ela, conseguimos descobrir as tão faladas ondas gravitacionais e muitos outros fenômenos incríveis.

Imagem de referência do post

Um dos maiores mistérios da ciência é o buraco negro. Apesar da Relatividade Geral conseguir prever a existência desses objetos, existe um limite em que a teoria pode ser aplicada. A consequência disso é que não sabemos o que há dentro de buracos negros e nem como a física funciona no interior deles. Então, a humanidade deve continuar avançando e melhorando a ciência para conseguirmos entender como toda a natureza funciona. Porém, esse Nobel é uma representação da vitória que conseguimos com a descoberta de um fenômeno tão peculiar.

O que achou? Comente!