Por que o céu é azul?

Imagem de referência
Foto de HenriquePostado por Henrique em 18/09/2020 22:45:07

Todos nós presenciamos uma coisa extraordinária todos os dias: o céu. Agora, já se perguntou o porquê de o céu ser azul? Nossa atmosfera é composta em sua maioria por nitrogênio e oxigênio, mas também há coisas como partículas de poeira, poluição etc. Toda essa mistura de matéria faz com que aconteça um fenômeno chamado Espalhamento de Rayleigh.

Quando a luz do Sol atinge nossa atmosfera, ela irá encontrar em seu caminho essas várias partículas, que irá fazer com que a luz comece a se espalhar. Agora, lembra que a luz branca é na verdade a combinação de todas as cores visíveis? Cada uma dessas cores possui uma frequência diferente, já que a luz nada mais é que uma onda eletromagnética. Esse espalhamento que acontece depende da frequência da onda, e quanto maior for a frequência mais a onda será espalhada. Então, como a luz que está no espectro do azul tem uma frequência maior do que a luz vermelha, o azul será espalhado por todo o céu, fazendo-o ficar do jeito que o vemos. 

Imagem de referência do post

Mas por que eu citei a composição da atmosfera? Bom, o fato dela ser composta por nitrogênio e oxigênio é muito importante. Acontece que as moléculas de nitrogênio e oxigênio estão sempre vibrando, e existe uma frequência de ressonância para essas duas moléculas que é na frequência do ultravioleta. Quando uma onda com frequência igual ou muito próxima da frequência de ressonância da molécula se chocar com ela, a fará vibrar muito mais, e essa vibração faz com que a própria molécula emita luz. Então, como o azul está numa frequência muito próxima da frequência de ressonância, a molécula irá vibrar e emitir luz na mesma frequência da que recebeu, ou seja, o azul. Por isso não vemos o céu de outra cor senão azul.

O que achou? Comente!