Primeiras imagens do Sol obtidas de perto

Imagem de referência
Foto de HenriquePostado por Henrique em 25/07/2020 18:47:59

O Solar Orbiter é um veículo espacial criado para estudar a estrela mais próxima de nós, o Sol. O projeto é uma colaboração entre a Agência Espacial Europeia e a NASA. Lançado no dia 10 de fevereiro, o veículo fez seu primeiro passe próximo à estrela por volta de junho.


Imagem de referência do post


Orbitando de tão perto o Sol, o satélite mandou as primeiras imagens que conseguiu obter. Solar Orbiter possui seis equipamentos que observam a estrela e seu arredor e outros quatro instrumentos para monitorar o ambiente em que o satélite está. Com os dados que o aparelho está conseguindo, os cientistas serão capazes de estudar melhor o Sol, além de entender também os ventos solares que influenciam todo o nosso Sistema Solar.


Imagem de referência do post


As imagens revelam tipos de “fogueiras” na superfície do Sol, porém os pesquisadores não sabem se são como as grandes chamas, só que menores, ou se são criadas de outro modo. Contudo, estão sendo feitas teorias no qual essas fogueiras são uma parte importante no fenômeno chamado de aquecimento coronal.


Outras imagens que foram obtidas pelo Solar Orbiter são das linhas de campo magnético na superfície do Sol. As áreas observadas possuem fortes campos magnéticos, no qual podem dar origem às erupções solares. Durante essas erupções são liberadas partículas com muita energia, permeando todo o espaço em sua volta. O importante de estudar esse fenômeno é que, quando essas partículas interagem com o campo magnético da Terra, podem causar tempestades magnéticas que influenciam nas redes de telecomunicação e redes elétricas.


Imagem de referência do post


O que achou? Comente!