Review: Moonlighter

Imagem de referência
Foto de Lukas AraújoPostado por Lukas Araújo em 23/07/2020 12:38:08

Você está em busca daquele jogo bom e barato para dedicar seu tempo livre? Este é o jogo certo para você! Você será Will, um destemido comerciante da cidade de Rynoka, partindo para a maior aventura de sua vida.


Recepção


Moonlighter é um jogo indie de action RPG e dungeon crawler com elementos rogue-lite. Foi desenvolvido pelo estúdio indie espanhol Digital Sun e publicado pela empresa 11 bit studios. O jogo foi lançado em 29 de maio de 2018, e estará presente em todas as plataformas. De acordo com o anúncio da desenvolvedora, a versão mobile chega ainda este ano (o anúncio foi feito na transmissão Guerrilla Collective Day).

Nas críticas da web, recebeu "geralmente favorável", de acordo com o agregador Metacritic. Além disso, recebeu diversos prêmios como “Melhor Jogo Indie" da GDC 2018, e “Melhores Jogos Indies” da WCCFTECH 2018. Apesar dos prêmios, foi classificado como o quinto jogo mais agradável de 2018 por Ben "Yahtzee" Croshaw, da Zero Punctuation.


O Jogo


(Imagem: Moonlighter press pack)


Imagem de referência do post


Na trama, você controlará Will, um jovem mercador que herdou a loja de seu simpático avô, a Moonlighter. O protagonista e o ex-dono da loja de que você agora é proprietário, moram em Rynoka, uma pequena vila comercial. Durante uma escavação arqueológica, alguns portais foram encontrados. As pessoas rapidamente percebem que essas passagens antigas levam a diferentes masmorras e dimensões. Aqueles conduzem a  tesouros além do que se possa imaginar, mas apenas para quem ousar desafiar os perigos que os guardam. Assim, o desejo por aventura e recompensas seduz o jovem comerciante, aspirante a herói nas horas vagas, a aventurar-se pelos portais abertos durante aquela escavação e preocupar seu avô. Como o foco do jogo não é a narrativa, é a jogabilidade, você vivenciará a rotina diária do jovem, que demonstra sua dupla jornada de trabalho. Durante o dia, você administra a loja Moonlighter e, durante a noite, encara os portais em busca de produtos para vender no dia seguinte. Afinal, toda aventura tem que valer a pena.


(Imagem: Moonlighter press pack)


Imagem de referência do post


A vida do Will não é fácil. Ele começa o dia na administração de seu negócio, basta sair de seu quarto para ingressar nos trabalhos, já que mora dentro de seu estabelecimento comercial. Para conduzir os negócios, é preciso posicionar as suas mercadorias, determinar um preço agradável aos clientes e garantir que você esteja na caixa registradora para finalizar a venda. Além de que ainda aparecem uns espertinhos querendo roubar seus produtos, mas, você pode descer a rasteira neles satisfatória e educadamente. Os clientes reagem ao preço que você define através de balões de diálogos que aparecem acima de suas cabeças. As reações são fáceis de entender e o preço estará na medida certa se aparecer um sorriso simples. Com uma vasta variedade de itens, fica fácil de esquecer o preço dos produtos. Então, o jogo apresenta o catálogo de Will em que ele anota a sua experiência com a opinião de seus clientes. E uma vez que um produto seja vendido, o preço para a próxima venda fica registrado.  Além de tudo isso,  você pode investir na loja para melhorias e desbloquear outras funções como encomenda de produtos  e um ajudante para aguentar o serviço extra.


(Imagem: Moonlighter press pack)