Tecnologia Blockchain

Imagem de referência
Foto de Júnior MatosPostado por Júnior Matos em 07/08/2020 00:53:16

O que é Blockchain?


A palavra “Blockchain” significa “cadeia de blocos”, uma plataforma onde as pessoas podem realizar transações de todos os tipos sem a necessidade de um árbitro central ou confiável. Cada um desses blocos com informações de transações é trancado por uma criptografia, praticamente impossível de violar, e estão à disposição do público e dos usuários da rede, ou seja, duas pessoas podem fazer uma transação e/ou transferência sem precisar de supervisão ou intermediação de uma instituição, ou banco. Assim dando mais poder aos usuários e ganhando uma confiança por ser totalmente transparente.


Imagem de referência do post



Com essa tecnologia, você verá algumas vantagens de:


·        Privacidade;

·        Segurança;

·        Transparência;

·        Confiança;

·        Qualidade;

·        Automação;

·        Durabilidade;

·        Velocidade;

·        Menos riscos na vulnerabilidade das transações;

·        Controle total das informações para o usuário;

·        Fim de intermediários (Descentralização).



Existem diversas aplicações e estruturas da tecnologia. E todas utilizam Blockchain para beneficiar as outras áreas.


Mas você já ouviu falar dessa tecnologia e como foi criada? Podemos dizer que a tecnologia Blockchain foi criada a partir nos anos 90.


História


Em 1991, o primeiro projeto criado, foram por Stuart Haber e W. Scott Stornetta, que envolveu a criação em uma cadeia de blocos protegidos por criptografia, onde ninguém poderia violar ou modificar o registro de data e hora dos documentos.


Em 1992, incorporaram as árvores Merkle ao projeto, o que aumentou e melhorou sua eficiência ao permitir que vários documentos fossem coletados em um único bloco.


A árvore Merkle, é uma maneira de cortar um grande número de partes de dados em conjunto, que depende de dividir os pedaços em blocos, onde cada bloco contém apenas alguns pedaços, em seguida, levando o hash de cada bloco e repetindo o mesmo processo, continuando o procedimento até que o número total de hashes restantes, tornando apenas um: o hash raiz.


Imagem de referência do post


Em 2008, logo depois da crise econômica mundial, a primeira aparição da rede Blockchain foi definida graças ao trabalho de Satoshi Nakamoto, com a publicação de um artigo explicando como aplicar o sistema P2P ou “Peer-to-Peer” (pessoa para pessoa), que foi a primeira aplicação da tecnologia de contabilidade digital para eliminar os intermediários nas transações financeiras, fazer transações online sem precisar passar pelos órgãos centralizadores de uma instituição ou banco, assim nascendo a criptomoeda Bitcoin e a tecnologia Blockchain (definitiva).


Satoshi Nakamoto, um desenvolvedor anônimo que é conhecido por trás da tecnologia Blockchain. Muito pouco se sabe sobre ele, mas desde que ele saiu de vista em 2011, entregou um vasto desenvolvimento do Bitcoin para outros desenvolvedores, a tecnologia digital cresceu e evoluiu, resultando em novas aplicações que complementam a história do Blockchain.

Anos depois, novas criptomoedas surgiram e a tecnologia Blockchain virou objeto de estudo mundial, visando os interesses de empresas, bancos e organizações governamentais. Desde então, modificações são realizadas a partir da versão original e novas aplicações ligadas à Blockchain, principalmente na área de Finanças.


Futuro


Muitas instituições financeiras já estão testando a tecnologia para adaptar o sistema aos seus interesses e necessidades. Com a vantagem principal é a descentralização, trazendo funcionalidades de pagamentos, armazenamento de documentos e contratos, transações, investimentos estrangeiros e mais privacidade para os dados dos clientes, tudo isso nas mãos do usuário.

Resumindo, Blockchain funciona como um livro de registro, que garante o controle e integridade de uma transação, ser impossível qualquer tipo de alteração e evitando qualquer tipo de duplicidade de uma vez só. Hoje, você vê essa tecnologia usada para uma simples transação ou pagamento pelo aplicativo de seu smartphone. Rápido... Fácil... E seguro.