Tutorial para Instalar o DaVinci Resolve 16 em Português

Imagem de referência
Foto de Isaque Passos CavalcantiPostado por Isaque Passos Cavalcanti em 28/07/2020 11:50:44

Se você está precisando editar os seus vídeos e não acha um programa que seja completo e de graça, é porque você ainda não conheceu ou ouviu falar do DaVinci Resolve.

Antes de ensinar a instalar, vamos falar um pouco do programa?

Eu, o redator, edito vídeos desde quando me entendo por gente. Já usei o Vegas PRO, o Premiere, o Movie Maker – não vamos entrar em detalhes – E nenhum deles me atendeu tão bem. Primeiro pelo custo benefício e segundo que o DaVinci é completo e de graça! Claro que o DaVinci tem outras versões pagas, mas a versão gratuita é bem completa.

Mesmo sendo de graça, o DaVinci é muito usado nas indústrias de Hollywood. Grandes estúdios, como Universal, Marvel... Usam o DaVinci para editar os seus trabalhos em seus sets de gravação. Vários filmes dos quais você já assistiu, é possível ter sido colorizado pelo software, como por exemplo, O Homem-Aranha no Aranhaverso.

Mas como todo programa tem os seus prós e contras, não vou mentir para você, o DaVinci também tem. Vamos começar pelos prós?


  1. O DaVinci é um software totalmente grátis, como dito acima. Não tem aqueles 30 dias de teste, ele é para sempre free.
  2. O DaVinci é um software da Blackmagic Design, qual o ponto positivo disso? O software estará sempre em uma constante evolução. Então, enquanto a tecnologia avança, o Resolve irá avançar também.
  3. Como foi dito acima, o DaVinci, mesmo sendo de graça, ele é bem completo. O Software vem com ferramenta para edição de vídeo, áudio, coloração, efeitos... Resumindo, você pode fazer todo tipo de alteração do seu vídeo sem ter que ficar transportando para outro software.


Mas como a vida não é flores, temos alguns pontos ruins:


  1. Como o DaVinci tem muitas ferramentas, infelizmente, ele acaba sendo um software pesado, mas mesmo assim, vale a pena você fazer um teste no seu computador para saber se ele aguenta.
  2. Mesmo com um pequeno tutorial que nós da CircuitoTec vamos fazer, o DaVinci é um software um pouco complexo para quem está começando. Como assim? Se você já usou outros softwares de edição de vídeo, não será tão difícil mexer no DaVinci, mas se é a primeira vez que está vendo uma interface de edição, será um pouco difícil você pegar as manhas. Mas tudo depende da pessoa. Vale a pena buscar aprender.
  3. Esse ponto é para quem já mexe com outros programas de edição de vídeo. Como foi dito no segundo ponto, a interface do DaVinci é um pouco complexa, então, fazer a migração de outro software para ele, te dará um pouco de dor de cabeça para achar algumas ferramentas, mas novamente digo, vale a pena tentar.


Bom, essa foi a pequena apresentação que eu queria trazer. Então, se você gostou, vamos instalá-lo no seu PC?


O primeiro passo e muito simples. Você só precisa acessar o site do software:

https://www.blackmagicdesign.com/products/davinciresolve/


Essa página será aberta.


Imagem de referência do post


Aperte em Download e essa janela será aberta: