Vantablack: o material mais escuro da Terra

Imagem de referência
Foto de HenriquePostado por Henrique em 15/09/2020 18:09:08

Já se perguntou o que é a cor preta? Bom, na natureza temos várias cores diferentes para admirar. Essas cores são o resultado das ondas eletromagnéticas que estão no espectro visível incidindo nos objetos e sendo refletidos de volta para nossos olhos. Por exemplo, uma camisa azul é azul porque a luz incide na camisa e os átomos que constituem o material irão absorver todas as frequências das ondas do espectro visível exceto a frequência que corresponde ao azul, que será refletida e quando chegar aos seus olhos, seu cérebro irá interpretar essa onda como o azul. Um material que é branco é um material que consegue refletir todas as frequências, pois a mistura de todas as cores é o branco! Agora, qual a cor de um material que absorve todas as cores e não reflete nenhuma? Essa cor é o preto! Isso mesmo, o preto é a ausência de luz.

Você já deve ter escutado que não é uma boa ideia sair de roupa preta em um dia de sol. Isso é correto, pois a roupa preta absorve todas as frequências que a luz do sol nos envia, e como onda carrega energia, consequentemente a roupa irá absorver esse energia e você irá sentir mais calor.

Existe um grande "porém" nisso tudo. Quando algo realmente é preto, não é possível vermos esse algo. Se observar um papel preto, uma roupa preta ou reparar nos carros pretos, você consegue perceber que existe um certo brilho nesses objetos. Isso acontece porque esses materiais não são capazes de absorver 100% da luz que chega neles e então acabam refletindo certa parte da luz, o que acaba causando o brilho que percebemos. O tipo de objeto que consegue absorver 100% da luz se chama Corpo Negro. Um exemplo de corpo negro são os próprios buracos negros. Eles possuem um campo gravitacional tão forte que conseguem absorver toda a luz que chega muito perto deles, fazendo-os ficarem totalmente escuros. Por isso não conseguimos ver um buraco negro.

Apesar de não podermos criar um corpo negro perfeito, como os buracos negros, foi produzido o material mais escuro da Terra, chamado Vantablack, feito de nanotubos de carbono que é capaz de absorver 99,965% da luz que incide nele, fazendo-o ficar praticamente todo preto, ou seja, não há brilho para perceber o material e não conseguimos vê-lo. São possíveis inúmeras aplicações para o Vantablack, como para a indústria aeroespacial, uso militar, estudos de radiação de corpo negro, uso em carros etc. Quando a radiação (luz) atinge o Vantablack, ela fica presa nos nanotubos e eventualmente se converte em calor puro. Na imagem a seguir temos uma máscara que foi coberta com o Vantablack:

Imagem de referência do post

Nos links a seguir vão ter dois vídeos mostrando o Vantablack. O primeiro mostra melhor seu funcionamento e o segundo é sua aplicação em uma BMW: https://www.youtube.com/watch?v=fg2x0L4YAuU ; https://www.youtube.com/watch?v=O24IQVPeANs 

O que achou? Comente!